Voltar

Quais as diferenças entre contratar por empreitada global ou por administração e qual devo escolher para construção da minha casa:

A execução de obras é algo que faz parte da vida do brasileiro, quase todo mundo já construiu ou reformou algo ou conhece alguém que já passou por isso.

E quem já fez uma obra sabe a dor de cabeça e os perrengues que acontecem.

Tudo já começa na hora da concepção:

Contrato um arquiteto ou projetista?

Quanto será minha obra?

Qual o padrão de acabamento que eu desejo…?

Vencida essa etapa inicial, você já possui ao menos o escopo ou o projeto da sua obra e agora vem a decisão de quem contratar para executar:

Aquele pedreiro de confiança da família

Um mestre de obras indicado

Um engenheiro ou arquiteto (aí você já começa a pensar que vai sair caro)

Uma empresa de engenharia, vulgo construtora (aqui todo mundo te diz que é muito mais caro, leia até o final que vamos te revelar se realmente é tão mais caro assim)

Pequenas reformas ou pequenas obras até justificam você contatar um pedreiro ou uma equipe autônoma, mas quando se trata da construção da sua casa (principalmente se for médio ou alto padrão) nós decididamente aconselhamos a contratar uma empresa especializada e em outro post vamos te explicar a razão disso.

Mas definido o escopo e/ou projeto chegamos ao tema do nosso post de hoje que é te apresentar as diferenças, vantagens e desvantagens dessas 2 formas de contratação: empreitada global ou administração.

Primeiro uma ressalva – existem algumas outras formas de contratação e caso você tenha interesse de conhecer deixa um comentário e quem sabe abordamos em outro post.

Empreitada por preço global

Nesta forma de contratação a empresa fornece um valor fechado para entregar a obra pronta de acordo com o projeto e memorial descritivo (especificações da obra).

Teoricamente você possui um valor fixo para sua obra, porém em casos extraordinários como foi a pandemia do COVID que os preços dos materiais subiram exorbitantemente há a possibilidade de um reajuste de forma a reequilibrar o orçamento aprovado.

Principais vantagens dessa modalidade de contratação:

  • Preço fixo fechado no momento da assinatura do contrato
  • Mais fácil se planejar financeiramente, pois a construtora provavelmente estabelecerá um cronograma de obra junto com um parcelamento mensal com um sinal e parcelas iguais

Principais desvantagens:

  • Praticamente 0 flexibilidade quanto ao escopo e acabamentos da obra – tudo é definido previamente e se você mudar de ideia no decorrer da obra pode sofrer com aditivos financeiros e de prazo
  • A qualidade dos materiais empregados dependerá da construtora (a maioria específica algumas marcas no contrato, mas sempre colocam o famoso “ou similar” que possibilita a troca da marca por outra não tão boa assim)
  • Tende a ser mais caro que outras modalidades de contratação – como há várias incertezas no caminho, geralmente as construtoras colocam uma margem de “gordura” para mitigar o risco de eventuais imprevistos no decorrer da obra
  • Menor possibilidade de acelerar a obra – geralmente quando se deseja aumentar o ritmo da obra a principal alternativa é aumentar a equipe, neste caso negociar com a empresa um novo planejamento da obra e reforço da equipe

Obra por administração

Nesta forma de contratação a construtora ganha um % do custo total da obra, geralmente este percentual varia de 10% a 20%.

Nesta modalidade o risco é maior para o cliente para o caso de aumento nos materiais, apesar disso esta modalidade de contratação tende a ser mais econômica do que as demais.

Os impostos incidem apenas sobre a taxa de administração quando a construtora emite a nota fiscal dos serviços, isso também gera uma economia nos impostos sobre a obra total.

Você pode pensar que nesta modalidade a obra saia mais cara, como a construtora ganha mais se o custo for maior, porém há várias formas de prevenir isso, por exemplo fixar o valor total da administração com base no orçamento base e só reajustar caso tenha mudança de escopo da obra e também oferecer uma taxa de performance (a cada x reais de economia a empresa ganha y% deste resultado e assim todos saem ganhando).

Principais vantagens:

  • Flexibilidade no escopo e nos acabamentos da obra – caso você ainda esteja na dúvida quanto aos acabamentos (piso, revestimentos, mármores, granitos, louças, metais, esquadrias, tintas…) pode ir decidindo no decorrer da obra sem aditivos financeiros para a construtora
  • Menor pagamento de impostos
  • Em geral uma obra mais econômica
  • A segurança de uma obra realizada por uma construtora e com acompanhamento de um engenheiro civil
  • Garantia na qualidade dos serviços com menor custo
  • Maior controle na qualidade dos materiais empregados

Principais desvantagens:

  • Valor total da obra apenas estimado
  • Maior risco de aumento no orçamento devido a variações de preços dos materiais

Qual modalidade devo escolher para minha obra?

Como sempre dizemos cada obra é uma história e possui suas particularidades e detalhes próprios, então você deve avaliar o tipo de obra e analisar as vantagens e desvantagens de cada modalidade para escolher a sua.

Você também pode consultar algumas empresas e coletar a opinião delas quanto a modalidade de contratação para sua obra.

Se quiser um orçamento e ajuda para escolher qual a modalidade de contratação para o seu caso você pode contar com a Framier! Entre em contato conosco.

Copyright © 2023 | Framier Group.
Todos os direitos reservados.

Framier Group, a melhor opção para projetar, construir e reformar. Consulte-nos e descubra como podemos fazer negócios juntos.

Nós entendemos que nosso maior projeto são os nossos clientes satisfeitos! Trabalhamos incessantemente para garantir a qualidade técnica dos nossos serviços, o padrão de acabamento premier e a satisfação dos nossos clientes.